quinta-feira, 30 de junho de 2011

Volvo XC60

O Volvo XC60 acaba de desembarcar no país praticamente ao mesmo tempo em que chega às lojas europeias e americanas. No entanto, o primeiro lote já está todo vendido, de acordo com os executivos da marca. Apenas em abril novos interessados poderão ter o seu. E as expectativas da Volvo são otimistas: espera vender cerca de 100 unidades por mês.

Na avaliação do ZAP, o XC60 mostrou-se praticamente à prova de críticas. Design impecável, dirigibilidade acima da média e desempenho extraordinário. Até o preço da versão de entrada mostra-se interessante frente à concorrência. O Land Rover Freelander é o principal rival. Parte de R$ 137.000 e vem com motor 3.2 de 233 cavalos. Por apenas R$ 1.500 a mais, o sueco vem com uma lista bem maior de equipamentos e 56 cv a mais sob o capô.

MOTOR - Além de extremamente confortável, o carrão é potente. Seu motor 3.0 de seis cilindros em linha despeja 289 cavalos nas quatro rodas, pois a tração é integral. Mais importante que sua potência é o torque de 40,8 kgfm entre 1.500 e 4.800. Tanta força faz passar despercebido o fato de que o XC60 pesa 1.825 quilos. É difícil perceber quando a turbina entra em ação e não há trancos em seu funcionamento. Sua grande vantagem é permitir que o motor tenha força em baixa rotação, mas mantendo o fôlego quando o giro está alto.

É bom ficar de olho no velocímetro para não abusar da velocidade. A 120 km/h, o giro do motor é mantido abaixo de 2.500 rpm. Mesmo a 140 km/h a rotação se mantém nesta marca. E o silêncio interno dá a impressão de que se está abaixo dos 100 km/h. O XC60 acelera e faz curvas como um esportivo, com a vantagem de oferecer um ótimo campo de visão por conta de sua altura elevada. Também não é difícil manobra-lo mesmo com seus 4,63 m, pois ?assessores? eletrônicos avisam a proximidade de obstáculos.

TECNOLOGIA - O principal recurso do crossover (cruzamento entre esportivo e utilitário) é o exclusivo City Safety. Trata-se de um equipamento de segurança ativo capaz de frear automaticamente o veículo, sem intervenção do motorista. Um sensor localizado no alto do para-brisa faz uma varredura nos dez metros à frente do carro e identifica veículos. O sistema funciona até 30 km/h e ativa os freios na iminência de uma colisão. Abaixo de 15 km/h, o City Safety pode frear totalmente o veículo, ainda que o condutor nem toque no pedal de freio.

Três versões estão disponíveis, todas com o mesmo propulsor. A Confort, opção de entrada, custa R$ 138.500. A Dynamic (intermediária) sai por R$ 156.500 e vem com assento elétrico para o passageiro, sensor de estacionamento na frente e traseira, faróis bixenônio ativo (move-se de acordo com o volante) e o sistema BLIS, cuja função é alertar a proximidade de veículos nos pontos cegos da carroceria.

EQUIPAMENTOS - A partir de R$ 165.900, a versão Top traz teto solar panorâmico, sistema de comunicação de bordo, sistema keyless (comanda o destravamento das portas e acionamento do motor sem uso da chave) e equipamento de som da Dynaudio, dotado de dez alto-falantes.

Desde a opção mais em conta há freios ABS, controle de tração e estabilidade, controle de velocidade de cruzeiro, air bags frontais e laterais, encosto de cabeça ativo e cintos com pré-tensionadores. Há também computador de bordo e controle de áudio no volante.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More